Nucleo de pós-graduação Gastão Guimarães

Detalhes do Curso

  • PSICOPEDAGOGIA: INSTITUCIONAL, CLÍNICA E HOSPITALAR

    Objetivos:

    ¨    Qualificar para atuação na área educação;

    ¨    Fornecer ferramentas para realização de avaliações psicopedagógicas no campo preventivo e curativo das dificuldades de aprendizagem;

    ¨    Compreender as origens (cognitiva, neurológica, linguística, emocional e psicossocial) das dificuldades de aprendizagem;

    ¨    Diagnosticar as dificuldades, distúrbios e desvios de aprendizagem, entendendo os graus de interferência desses fatores no processo de ensino-aprendizagem;

    ¨    Realizar intervenções psicopedagógicas em sujeitos, projetos pedagógicos ou metodologias.

    Justificativa:

    O psicopedagogo trabalha numa área híbrida entre a psicologia, a pedagogia e a neurolinguística. Por isso, é essencial para ele entender, em primeiro lugar, as condições sob as quais se propicia o florescimento das dificuldades de aprendizagem. Em segundo lugar, o profissional precisa conhecer as dificuldades orgânicas, ambientais, familiares, emocionais, escolares e específicas de aquisição do conhecimento. Portanto, o psicopedagogo é imprescindível ao grupo de membros de uma escola de ensino fundamental ou médio.

    Pensando, justamente, no importante papel do psicopedagogo, este curso objetiva ampliar a visão cognitiva do professor, aperfeiçoando-o sobre o tipo de dificuldade, necessidade, carência e intervenção que o aluno precisa. O curso auxilia o professor no desenvolvimento de competências em duas áreas interligadas: a clínica, na qual o educador aprende a lidar com os alunos que têm dificuldades de aprendizagem e a classificar os estados patológicos de aprendizagem em três níveis de explicações: semiológicas; patogênicas e etiológicas. Na segunda área, a institucional, o professor tem acesso a distintas visões teóricas e críticas, que o capacita a ser um coordenador psicopedagógico. Com as habilidades e competências adquiridas, o profissional desenvolve um trabalho multidisciplinar. O psicopedagogo aprende a lidar tanto com o processo preventivo quanto o curativo, e concilia teorias às ações de ensinar e de aprender.

     Público-alvo:

    Professores, educadores, psicólogos e pedagogos do I e II graus atuantes, aposentados ou profissionais que desejam trabalhar com o ensino de crianças e adolescentes.

    Disciplinas:

    ¨    Fundamentos de Psicopedagogia        (40h = 2 cr)

    ¨    Fundamentos Neurológicos da Aprendizagem       (40h = 2 cr)

    ¨    Cognição e Aprendizagem         (40h = 2 cr)

    ¨    Dinâmica das Relações Familiares        (40h = 2 cr)

    ¨    Desenvolvimento sócio-afetivo no processo de aprendizagem      (40h = 2 cr)

    ¨    Processos da Leitura e da Escrita           (40h = 2 cr)

    ¨    Processos de Aprendizagem e o Portador de Necessidades Especiais    (40h = 2 cr)

    ¨    Processos do Raciocínio Lógico-Matemático       (40h = 2 cr)

    ¨    Diagnóstico Diferencial e Operativo         (40h = 2 cr)

    ¨    Avaliação e Intervenção Psicopedagógicas: clínica e hospitalar   (40h = 2 cr)

    ¨    Avaliação e Intervenção Psicopedagógicas: leitura e escrita e matemática  (40h = 2 cr)

    ¨    Metodologia da Pesquisa Científica     (40h = 2 cr)

    ¨    Estágio Orientado              (120h = 8 cr)

    ¨    TCC           (120h = 8 cr)

    Total: 720h

Gastão Guimarães

Rua Dr. Simões Filho, n° 18, Ponto Central,
Feira de Santana-BA – CEP: 44075-165.

Telefones:

75 3614-3064 / 3625-5709 / 8806-7078
Desenvolvido por Agencia WF | Webmail