Nucleo de pós-graduação Gastão Guimarães

Detalhes do Curso

  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

    Justificativa: 
    Nos últimos anos, o tema inclusão tem sido muito discutido nos espaços educativos. Esse interesse é resultado, dentre outras questões, das inquietações dos profissionais de educação frente às dificuldades a serem enfrentadas, sobretudo em classes nas quais estão inseridos alunos com necessidades especiais. A Educação Inclusiva assume papel relevante no contexto das políticas contemporâneas voltadas para as reformas educativas necessárias na atual conjuntura globalizada. Em setembro de 2008, a Presidência da República, pelo Decreto N° 6.571, passa a prestar apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino com a finalidade de ampliar a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, implantando Sala de Recursos Multifuncionais. Estas devem promover as condições de acesso, participação e aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial no ensino regular, possibilitando a oferta do atendimento educacional especializado de forma complementar ou suplementar à escolarização. É nesse contexto amplo de perspectivas e medidas em relação à educação inclusiva que deve ser entendida a proposta deste curso, o qual tem como objetivo promover formação adequada para os profissionais que atuam/ atuarão nas salas de recurso ou mesmo nas salas de aula regulares, contribuindo para a consolidação dos novos rumos que se acenam em relação à educação do futuro. 

    Objetivos: 
    • Oferecer formação ao professor de forma conceitual e nas habilidades para o desenvolvimento de práticas em Sala de Recursos Multifuncionais que permitam a atenção à diversidade dos alunos público alvo da educação Especial; 
    • Refletir criticamente sobre a demanda educacional centrada na diferença;
    • Assegurar práticas que garantam o acesso, participação e a permanecia dos estudantes, público alvo da Educação Especial, nas escolas regulares; 
    • Promover a produção de conhecimento científico sistematizado, alcançando pela reflexão da prática inclusiva aplicada à luz da realidade econômica, política e cultural brasileira. 

    Público-alvo: Professores, coordenadores e diretores escolares, educadores em geral que desejam atuar em salas de recursos multifuncionais. 

    Disciplinas: 
    • Fundamentos históricos, teóricos e filosóficos da Ed. Especial na perspectiva da inclusão (40h) 
    • Atendimento educacional especializado na Sala de Recursos Multifuncionais: aspectos legais, pedagógicos, organizacional (40h) 
    • Perfil do professor do AEE e sua relação com os sujeitos escolares (40h) 
    • Tecnologias Assistivas (40h) 
    • Atendimento Educacional Especializado para Transtorno do Espectro Autista (TEA) (40h) 
    • Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Intelectual (40h) 
    •Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades ou Superdotação (40h) 
    • Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Visual (40h) 
    • Atendimento Educacional Especializado para Pessoa Surda(40h) 
    • Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Física (40h) 
    • Orientação e Mobilidade (40h) 
    • Metodologia da pesquisa Científica/Orientação monográfica (40h) 
    • TCC (90h) 

Gastão Guimarães

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