Nucleo de pós-graduação Gastão Guimarães

Detalhes do Curso

  • CURSO DE FORMAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

    Justificativa 
    O processo de alfabetização é um mais importantes e complexos da vida escolar e social de um indivíduo, pois através do aprendizado da leitura e da escrita adquire-se condições para interagir com diferentes espaços e situações. O papel do educador nesta construção é essencial, assim, a formação continuada abrirá novos horizontes ao profissional que deseja conhecer e atuar nesta área. A cultura da escrita colaborou para o desenvolvimento de diversas metodologias e estratégias de alfabetização, conhecê-las é o primeiro passo para a tomada de decisões conscientes, necessárias a cada intervenção. Esta proposta de formação visa contribuir para a construção da identidade do professor alfabetizador. Através do movimento de reflexão-ação-reflexão, estudaremos teorias, confrontando-as com situações práticas, auxiliando o profissional a conhecer e decidir sobre as estratégias adequadas a cada estudante em diferentes contextos. 

    Objetivo Geral 
    O curso visa Promover reflexões acerca do letramento e da prática pedagógica alfabetizadora considerando a diversidade presente nas salas de aula da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, capacitando profissionais para o planejamento de intervenções didáticas adequadas às necessidades de aprendizagem. 

    Objetivos Específicos 
    • Compreender diferentes teorias educacionais na perspectiva da alfabetização e do letramento; 
    • Refletir sobre variadas formas e estratégias de intervenção;
    • Analisar os processos cognitivos envolvidos no ensino da língua escrita. 
    • Conhecer e estudar os métodos de alfabetização e os modos de organização do trabalho de alfabetização. 
    • Oferecer aos professores e pedagogos condições para realizar/organizar uma prática pedagógica alfabetizadora efetiva, dentro das concepções de letramento e construção do conhecimento.
    • Analisar o livro didático de alfabetização, com suas múltiplas facetas e concepções de ensino, aprendizagem e de língua subjacentes e que permeiam sua adoção e utilização. 
    • Discutir as teorias psicogenéticas da língua escrita e os métodos de alfabetização que fundamentam a ação docente; 
    • Tematizar boas práticas de alfabetização e letramento para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos; • Organizar projetos didáticos para alfabetização e uma rotina pedagógica que considere o/a aluno/a em seu processo de aprendizagem;
    • Refletir sobre a Literatura Infantil e a sua importância na formação do leitor; 
    • Analisar os processos de produção de textos de alunos/as dos anos iniciais e compreender a função do professor nesses processos;
    • Refletir sobre a inclusão de sujeitos com NEE nas turmas de alfabetização. 
    • Avaliar na alfabetização.

Gastão Guimarães

Rua Dr. Simões Filho, n° 18, Ponto Central,
Feira de Santana-BA – CEP: 44075-165.

Telefones:

75 3614-3064 / 3625-5709 / 8806-7078
Desenvolvido por Agencia WF | Webmail