Nucleo de pós-graduação Gastão Guimarães

Detalhes do Curso

  • PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

    Público Alvo: Licenciados, professores, pedagogos, coordenadores, gestores, psicólogos e demais interessados na área. 

    Justificativa: O processo de alfabetização é um dos mais importantes e complexos da vida escolar e social de um indivíduo, pois através do aprendizado da leitura e da escrita adquire-se condições para interagir com diferentes espaços e situações. O papel do educador nesta construção é essencial, assim, o curso abrirá novos horizontes ao profissional que deseja conhecer e atuar nesta área. A cultura da escrita colaborou para o desenvolvimento de diversas metodologias e estratégias de alfabetização, conhecê-las é o primeiro passo para a tomada de decisões conscientes, necessárias a cada intervenção. O curso visa contribuir para a construção da identidade do professor alfabetizador. Através do movimento de reflexão-ação-reflexão, estudaremos teorias, confrontando-as com situações práticas, auxiliando o profissional a conhecer e decidir sobre as estratégias adequadas a cada estudante em diferentes contextos. 

    Objetivo Geral: O curso visa Promover reflexões acerca do letramento e da prática pedagógica alfabetizadora considerando a diversidade presente nas salas de aula da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, capacitando profissionais para o planejamento de intervenções didáticas adequadas às necessidades de aprendizagem. 

    Objetivos Específicos:
    • Compreender diferentes teorias educacionais na perspectiva da alfabetização e do letramento; 
    • Refletir sobre variadas formas e estratégias de intervenção; 
    • Analisar os processos cognitivos envolvidos no ensino da língua escrita;  
    • Conhecer e estudar os métodos de alfabetização e os modos de organização do trabalho de alfabetização; 
    • Oferecer aos professores e pedagogos condições para realizar/organizar uma prática pedagógica alfabetizadora efetiva, dentro das concepções de letramento e construção do conhecimento;
    • Analisar o livro didático de alfabetização, com suas múltiplas facetas e concepções de ensino, aprendizagem e de língua subjacentes e que permeiam sua adoção e utilização;  
    • Discutir as teorias psicogenéticas da língua escrita e os métodos de alfabetização que fundamentam a ação docente; 
    • Tematizar boas práticas de alfabetização e letramento para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos; 
    • Organizar projetos didáticos para alfabetização e uma rotina pedagógica que considere o/a aluno/a em seu processo de aprendizagem; 
    • Refletir sobre a Literatura Infantil e a sua importância na formação do leitor; 
    • Analisar os processos de produção de textos de alunos/as dos anos iniciais e compreender a função do professor nesses processos; 
    • Refletir sobre a inclusão de sujeitos com NEE nas turmas de alfabetização. 
    • Avaliar na alfabetização. 

    Disciplinas:
    Módulo 1 – Linguagem oral e escrita (40h)
    Modulo 2 – Conceitos, métodos e concepções de alfabetização e letramento (60h)
    Modulo 3 – Práticas pedagógicas alfabetizadoras (60h)
    Módulo 4 – Ludicidade e contação de história (40h)
    Módulo 5 – Produção Textual (60h)
    Módulo 6 – Metodologia da Pesquisa Científica (40h)
     TCC (90h)

Gastão Guimarães

Rua Dr. Simões Filho, n° 18, Ponto Central,
Feira de Santana-BA – CEP: 44075-165.

Telefones:

75 3614-3064 / 3625-5709 / 8806-7078
Desenvolvido por Agencia WF | Webmail