PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: HOSPITALAR, SOCIAL E EMPRESARIAL

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia instituem que o pedagogo deverá atuar com um repertório de conhecimentos e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Este curso é pertinente à medida que este profissional formará e exercitará a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições não escolares.

Objetivos:
Qualificar para atuação na área educação não escolar;
Fornecer ferramentas para realização pedagógica em ambientes não escolares: hospitais, presídios, ONGs, Movimentos sociais e empresas.
Trabalhar em espaços não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
Compreender o alcance da educação na sociedade.

Público-alvo:
Pedagogos, professores, educadores ou profissionais que desejam trabalhar com educação em espaços não escolares.

Disciplinas:
O campo de estudo da pedagogia: fundamentos históricos e teóricos (40h = 2 cr)
Pedagogia hospitalar I (40h = 2 cr)
Pedagogia hospitalar II (40h = 2 cr)
Pedagogia Social I – Movimentos sociais e Ongs (40h = 2 cr)
Pedagogia Social II – Educação Social de Rua e em privação de liberdade (40h = 2 cr)
Pedagogia Empresarial (40h = 2 cr)
Cultura organizacional e ambientes corporativos (40h = 2 cr)
Metodologia da Pesquisa Científica (40h = 2 cr)
TCC (120h = 8 cr)