PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E MULTILETRAMENTOS
O processo de alfabetização é um dos mais importantes e complexos da vida escolar e social de um indivíduo, pois através do aprendizado da leitura e da escrita adquire-se condições para interagir com diferentes espaços e situações. O papel do educador nesta construção é essencial, assim, o curso abrirá novos horizontes ao profissional que deseja conhecer e atuar nesta área.
A cultura da escrita colaborou para o desenvolvimento de diversas metodologias e estratégias de alfabetização, conhecê-las é o primeiro passo para a tomada de decisões conscientes, necessárias a cada intervenção. Na sociedade atual, diversas formas de linguagem estão presentes no cotidiano dos indivíduos, fazendo necessário a construção de uma alfabetização multiletrada, visando a efetiva inserção nos espaços sociais.
O curso visa contribuir para a construção da identidade do professor alfabetizador. Através do movimento de reflexão-ação-reflexão, estudaremos teorias, confrontando-as com situações práticas, auxiliando o profissional a conhecer e decidir sobreas estratégias adequadas a cada estudante em diferentes contextos.
Objetivo Geral:
O curso visa Promover reflexões acerca do letramento e da prática pedagógica alfabetizadora considerando a diversidade presente nas salas de aula da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, capacitando profissionais para o planejamento de intervenções didáticas adequadas às necessidades de aprendizagem.
Objetivo Específicos:
- Compreender diferentes teorias educacionais na perspectiva da alfabetização e do letramento;
- Refletir sobre variadas formas e estratégias de intervenção;
- Analisar os processos cognitivos envolvidos no ensino da língua escrita;
- Conhecer e estudar os métodos de alfabetização e os modos de organização do trabalho de alfabetização;
- Oferecer aos professores e pedagogos condições para realizar/organizar uma prática pedagógica alfabetizadora efetiva, dentro das concepções de letramento e construção do conhecimento;
- Analisar o livro didático de alfabetização, com suas múltiplas facetas e concepções de ensino, aprendizagem e de língua subjacentes e que permeiam sua adoção e utilização;
- Discutir as teorias psicogenéticas da língua escrita e os métodos de alfabetização que fundamentam a açãodocente;
- Tematizar boas práticas de alfabetização e letramento para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos;
- Organizar projetos didáticos para alfabetização e uma rotina pedagógica que considere o/a aluno/a em seu processo de aprendizagem;
- Refletir sobre a Literatura Infantil e a sua importância na formação do leitor;
- Analisar os processos de produção de textos de alunos/as dos anos iniciais e compreender a função do professor nesses processos;
- Refletir sobre a inclusão de sujeitos com NEE nas turmas de alfabetização;
- Avaliar na alfabetização.
Público Alvo:
Licenciados, professores, pedagogos, coordenadores, gestores, psicólogos e demais interessados na área.
Disciplinas:
Módulo 1 – Linguagem oral e escrita (30h)
Módulo 2 – Multiletramentos e alfabetização (30h)
Módulo 3 – Conceitos, métodos e concepções de alfabetização e letramento (60h)
Módulo 4 – Práticas pedagógicas alfabetizadoras (60h)
Módulo 5 – Ludicidade e contação de história (30h)
Módulo 6 – Produção Textual (60h)
Módulo 7 – Metodologia da Pesquisa Científica (30h)
TCC (90h)
TOTAL – 390h