HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E BAIANA
Na década anterior, nas comemorações dos 500 anos da conquista da América e do Brasil, verificou-se intenso debate sobre a civilização desses territórios. Ao longo daquele período houve diversas iniciativas de caráter literário, artístico, científico, político e cultural fazendo uma série de reflexões sobre os conflitos civilizatórios e as sociedades americanas. A Bahia tem tudo para dar expressiva contribuição a tal discussão, uma vez que seu território brotou dos indígenas e, principalmente, dos negros, que travaram conflitos com os opressores europeus por muitos anos. Nesse sentido, esse curso busca suscitar reflexões sobre o Brasil, a Bahia e as relações que mantiveram, interna e externamente, a partir das culturas afros, as quais se desenvolveram no território baiano, tanto na alimentação quanto na arte, no esporte, na religião, na política e em outras formas de sociabilidade.
Objetivos:
Aplicar, adequadamente, a Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que insere no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”;
Fornecer as ferramentas necessárias para lidar com conflitos raciais em diversas esferas e contextos;
Refletir criticamente sobre a conjuntura sociocultural contemporânea, promovendo sintonia com o respeito à diferença e a inclusão social dos afrodescendentes.
Público-alvo:
Graduados na área de Educação. Profissionais que possuem graduação e atuam em cargos de direção (chefes, executivos, gerentes ou diretores). Profissionais que mantêm contato direto com a população, por exemplo, funcionários públicos; e, cidadãos que desejem sintonizar-se com as atuais leituras da realidade brasileira e informar-se sobre a Lei 10.139.
Disciplinas:
Capitalismo, escravidão e mercado (30h = 2 cr)
O Brasil, a África e o Atlântico no século da “Abolição” (30h = 2 cr)
Metodologia da Pesquisa Cientifica (30h = 2 cr)
As sociedades quilombolas e a resistência política negra na colônia e no império (30h = 2 cr)
Legislação, políticas oficiais e o negro (30h = 2 cr)
O local e global na produção cultural e estética negra no Brasil (30h = 2 cr)
Historia e Educação: A representação do Negro no livro didático (30h = 2 cr)
Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Baiana (60h =2cr)
Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Baiana e interdisciplinaridade (30h = 2 cr)
Orientação TCC (90h = 3 cr)