EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA

Vivemos, ainda no século XXI, as influências em todos os âmbitos, de uma visão fragmentada de homem, baseada no paradigma da ciência moderna. A partir dessa compreensão, a Educação Biocêntrica se justifica no sentido de possibilitar aos educadores a reflexão e vivência sobre o sentido da vida como uma dimensão grandiosa e sagrada, de sentir-se vivo, integrado consigo, com os outros e com a natureza, como fundamental ao ato de educar e, portanto, de construir conhecimentos.
Durante o curso, os participantes terão oportunidade de mergulhar por inteiro em uma nova maneira de lidar com as questões relacionadas à complexidade da realidade que envolve a prática docente no mundo atual, seja em ambientes formais, seja em ambientes informais de educação. Terão a oportunidade de ampliar a percepção sobre os paradigmas que fundamentam as práticas, analisá-los, questioná-los e reconstruí-los em benefício de uma educação voltada para o florescer de sujeitos que conspiram em favor da vida, quer dizer, sujeitos que participam da construção de um mundo mais justo e amoroso.

Objetivos:
Proporcionar fundamentação teórica e prática, pautadas no Princípio Biocêntrico que dê aos profissionais uma visão global do universo e das questões sociais dentro de um pensar científico e ações que favoreçam um sentido evolucionário da vida;
Estimular a participação criadora do educando, preparando-o para compreender a vida, desenvolver sua criatividade e sensibilidade frente a si mesmo, ao outro e à realidade;
Capacitar profissionais de nível superior para vivenciar no seu contexto pessoal e profissional os conceitos construídos no curso assim como elaborar projetos pedagógicos na área de Educação Biocêntrica.

Público-alvo:
O curso é destinado a professores da educação formal, do ensino superior, professores didatas de Biodança, educadores sociais, facilitadores de biodança, responsáveis por recursos humanos de empresas e estudantes de graduação que estejam em fase de conclusão de curso.

Disciplinas:
Bases epistemológicas da Educação Biocêntrica (30h – 2cr)
Visão Biocêntrica – Teoria da Complexidade (30h – 2cr)
Didática do Ensino Superior (30h – 2cr)
Avanços Epistemológicos nas Ciências (30h – 2cr)
Dinâmica da Pesquisa em Educação Biocêntrica (30h – 2cr)
Teorias da aprendizagem (30h – 2cr)
Didática do Ensino Superior (30h – 2cr)
Categorias Básicas da Educação Biocêntrica (30h – 2cr)
Vivência biocêntrica em Escolas, Organizações e Comunidades (30h – 2cr)
Corporeidade, Arte e Educação (30h – 2cr)
Princípio Biocêntrico na Biodança e na Educação Biocêntrica (30h – 2cr)
Ecologia Profunda – a teia da vida (30h – 2cr)
Educação, um ato político (30h – 2cr)
Práticas Pedagógicas da Educação Biocêntrica – Círculo de cultura (30h – 2cr)
TCC – 120h