ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Inclusão social é, resumidamente, o acesso pleno aos bens e serviços comunitários, o usufruto integral e incondicional das conquistas científicas, sociais e culturais da modernidade, bem como o favorecimento à participação e à representatividade políticas. No que tange às pessoas com deficiências, a inclusão social pode ser vista, basicamente, nas demandas por maior acessibilidade urbana, inserção competitiva das pessoas deficientes no mundo do trabalho e adequação da escola regular aos alunos com deficiência. No Brasil, esse último pressuposto foi reiterado pela Constituição Federal, a qual estabelece “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Além da Carta Magna, a Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989, obriga “a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino” e, há ainda, desde 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). É nesse contexto amplo de perspectivas e medidas em relação à educação inclusiva que deve ser entendida a proposta deste curso, o qual tem como objetivo promover formação adequada para os profissionais que atuam/atuarão nas salas de recurso ou mesmo nas salas de aula regulares, contribuindo para a consolidação dos novos rumos que se acenam em relação à educação do futuro.

Objetivos:

  • Formar para o desenvolvimento de práticas em salas de recursos, bem como em práticas escolares que permitam a atenção à diversidade dos alunos;
  • Refletir criticamente sobre a demanda educacional centrada na diferença;
  • Assegurar práticas que garantam a inserção e a permanência de crianças e adolescentes com deficiências nas escolas regulares;
  • Promover a produção de conhecimento científico sistematizado, alcançando pela reflexão da prática inclusiva aplicada à luz da realidade econômica, política e cultural brasileira.

Público-alvo:
Professores, coordenadores e diretores escolares, educadores em geral que desejam atuar em salas de recurso.

Disciplinas:

  • Fundamentos históricos, teóricos e filosóficos da Ed. Especial na perspectiva da inclusão (30h)
  • Atendimento educacional especializado: aspectos legais, pedagógicos, organizacionais (30h)
  • Perfil do professor do AEE e sua relação com os sujeitos escolares (30h)
  • Tecnologias assistivas (30h)
  • Atendimento Educacional Especializado para aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento/ TEA (30h)
  • Atendimento Educacional Especializado para aluno com Deficiência Intelectual e Altas Habilidades (30h)
  • Atendimento Educacional Especializado para aluno com Deficiência Visual (30h)
  • Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez (30h)
  • Atendimento Educacional Especializado para o aluno com Deficiência Física (30h)
  • Metodologia da pesquisa Científica (30h)
  • TCC (90h)

Total: 390h