ENSINO DE GEOGRAFIA E DIVERSAS LINGUAGENS

O curso Ensino de Geografia e Diversas Linguagens visa oferecer ao professor/participante a oportunidade de repensar a prática pedagógica, não apenas nas questões referentes ao conteúdo das informações da área, mas também ao destacado papel que a Geografia ocupa no ensino como instrumento de entendimento da realidade a partir da abordagem de conteúdos, conceitos e temas geográficos e o uso didático das diversas linguagens.

O programa tem como objetivo o desenvolvimento de práticas pedagógicas que permitam reconhecer a capacidade do discurso geográfico de desvendar a territorialidade da dinâmica social e dos demais elementos da natureza, formando professores capacitados para a elaboração de um discurso atualizado para o ensino superior.

Em cada disciplina, as aulas possibilitam a atualização e articulação do conteúdo, bem como sua aplicabilidade em sala de aula, no que concerne ao o ensino de Geografia no contexto da educação escolar/Educação Básica e as interfaces com as diversas linguagens.

Objetivos:

1. Abordar temáticas e temas da Geografia através do uso de diversas linguagens;
2. Promover estudos e pesquisas sobre o ensino de Geografia com a utilização de diversas linguagens;
3. Promover atualização e qualificação profissional do profissional docente, tendo em vista a sua prática pedagógica no cotidiano escolar;
4. Contribuir com a formação continuada de professores que atuam na Educação Básica;
5. Possibilitar o desenvolvimento e a difusão de metodologias de ensino e materiais didáticos;
6. Compreender as conexões entre os fundamentos teórico-metodológicos da Ciência Geográfica e as práticas de ensino de Geografia;
7. Analisar o papel das diferentes fontes de informação e linguagens na prática docente em Geografia;
8. Discutir as contribuições do uso de diferentes linguagens no ensino de Geografia;
9. Refletir sobre o ensino de Geografia e a construção de conceitos, conteúdos e temas geográficos.

Público-alvo:
Licenciados e bacharéis em Geografia ou áreas afins, pedagogos, coordenadores pedagógicos e professores em geral.

Estrutura Currícular e Carga Horária:
O curso de Pós-graduação em Ensino de Geografia e Diversas Linguagens, com duração de 10 meses e carga horária total de 360 horas, distribuídas em 7 módulos/encontros mensais mais as sessões de orientação TCC – 90 horas dedicadas à orientação de artigo científico e a realização de Seminário Temático –, correspondente à apresentação do artigo – (Sessão de Pôster), procedimentos avaliativos correspondentes ao Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O curso deverá ser concluído no prazo de 10 meses, nele computado o tempo de elaboração, entrega e apresentação do resumo expandido.

Disciplinas:

  1. Educação, Ciência Geográfica e Contemporaneidade (30h) Freitas
  2. Didática da Geografia e Formação do Professor (60h)
  3. Linguagem Cartográfica e Geografia Escolar (30h)
  4. Literatura, Cinematográfica e Música na Geografia Escolar (30h
  5. Metodologia da Pesquisa Científica (30h)
  6. Geografia: o Rural e o Urbano e suas representações no livro didático (30h)
  7. Ensino de Geografia Física em imagens (30h)
  8. Geografia, humanidades e Culturas (30h)
  9. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (90h)