DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O curso de Especialização em Docência na Educação Básica visa oferecer ao professor a oportunidade de repensar a prática pedagógica, não apenas nas questões referentes ao conteúdo dos componentes que compõem o currículo da educação básica, mas também ao papel que cada componente ocupa no ensino como instrumento de entendimento da realidade através do uso didático-pedagógico de metodologias na abordagem de conteúdos, conceitos e temas no âmbito da educação básica. O programa tem como objetivo o desenvolvimento de práticas pedagógicas que permitam reconhecer a capacidade dos elementos estruturantes dos componentes, formando professores capacitados para a elaboração de um discurso e práticas pedagógicas atualizados para o ensino básico.
Objetivos:
Aprofundar os conhecimentos teórico-práticos e as concepções dos professores que atuam em classes da Educação Básica, contribuindo para a melhoria de práticas;
Abordar temáticas e temas dos componentes que compõem o currículo da Educação Básica;
Promover estudos e pesquisas sobre o ensino com a utilização de diversas metodologias;
Promover atualização e qualificação profissional do profissional docente, tendo em vista a sua prática pedagógica no cotidiano escolar;
Contribuir com a formação continuada de professores que atuam na Educação Básica;
Possibilitar o desenvolvimento e a difusão de metodologias de ensino e materiais didáticos;
Compreender as conexões entre os fundamentos teórico-metodológicos de cada componente curricular e as práticas de ensino na Educação Básica.
Público-alvo:
Professores licenciados nas diversas áreas do conhecimento, pedagogos, coordenadores pedagógicos e dirigentes escolares.
Disciplinas:
Cultura Escolar, Currículo e Didática na Educação Básica (30h)
Tecnologias na Educação e práticas pedagógicas (30h)
Avaliação da Aprendizagem (30h)
Interdisciplinaridade, práticas de leitura e produção de textos (30h)
Ensino da Ciência e Educação Ambiental (30h)
Educação geográfica e diversas linguagens (30h)
Ensino de Matemática e estratégias para resolução de problemas (30h)
Ensino de História, temporalidades e espacialidades (30h)
Ensino de Língua Estrangeira e leitura de textos (30h)
Metodologias da Pesquisa em Educação (30h)
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (90h)