METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade educacional garantida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394/96. O zelo pela aprendizagem dos alunos é, também, uma garantia da LDB, por isso, se faz necessário formar profissionais que garantam padrões de qualidade para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o curso visa refletir sobre o compromisso profissional e ético de dos educadores na sociedade contemporânea. Ademais, este curso traz à tona a oportunidade de se repensar à flexibilidade do currículo, das práticas e da avaliação na Educação de Jovens e Adultos, sempre enfocando a real aprendizagem do educando.
Objetivos:
- Preparar para o oferecimento de um ensino eficiente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de atualização e reflexão sobre a práxis pedagógica;
- Selecionar e reformular um conjunto de competências e habilidades, por meio de conteúdos, métodos e técnicas específicos à modalidade EJA;
- Avaliar o processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos frente à conjuntura social contemporânea.
Público-alvo:
Professores, Coordenadores e Diretores que atuam ou almejam atuar com Educação de Jovens e Adultos; e, professores de cursos técnicos e profissionalizantes.
Disciplinas:
EJA e Direitos sociais: História e Legislação (30h = 2cr)
Currículo e Educação de Jovens e Adultos (30h = 2cr)
Práticas Pedagógicas e a Educação de Jovens e Adultos (30h = 2cr)
Avaliação e a Educação de Jovens e Adultos (30h = 2cr)
Teorias da Educação e Aprendizagem (40h = 2 cr)
Metodologia do Ensino Superior (80h = 5 cr)
Metodologia da Pesquisa Científica (30h = 2cr)
Educação Popular e Economia Solidária (30h = 2cr)
EJA e as Tecnologias sociais e o Desenvolvimento Sustentável (30h = 2cr)
Educação de Jovens e Adultos e a Diversidade (30h = 2cr)
Auto-Gestão e Cooperativismo (30h = 2cr)
TCC (90h = 6 cr)
Total: 480h