Metodologias ativas na formação continuada
As demandas atuais da sociedade pedem por novas formas de lidar com a dinâmica docente-estudante-conhecimento.
Refletindo sobre os perfis dos indivíduos que permeiam as escolas (professores, alunos, gestores e funcionários), e os novos relacionamentos estabelecidos com o conhecimento e a disseminação de informações, percebe-se que tanto a formação inicial quanto a formação continuada precisa se adaptar a tais perfis, e suas necessidades.
As metodologias ativas, por exemplo, vêm sendo pensadas desde o século passado, mas só receberam maior atenção após o surgimento das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). A mudança na forma de se comunicar retomou à luz tais metodologias, e as ressignificaram para suprir as necessidades criadas pela sociedade.
Buscando colocar a aprendizagem no centro do processo, prezamos por proporcionar aos nossos alunos não apenas conteúdos e informação, mas experiências, compartilhamento, prática seguida de reflexão, vivências.
Nossos cursos são pautados na integração de conhecimentos, adaptação de metodologias, flexibilização e articulação de ações pedagógicas. Veja abaixo como procuramos incentivar a aprendizagem significativa a partir das vivências pedagógicas.